Facebook YouTube Twitter
Linhas

Dermatologia  | Corpo Clinico

Dr. Luiz Leite

Dr. Luiz Leite

Dermatologia

Director Clinico da Laser de Belém

ver informação completa Ver informação completa

Dra. Andrea Martins

Dra. Andrea Martins

Dermatologia

ver informação completa Ver informação completa

dr_constanca_furtado1

Dra. Constança Furtado

Dermatologia

ver informação completa Ver informação completa

« voltar

Casos Clinicos | Rejuvenescimento

Apesar de todos os avanços e por consequência de todas as técnicas actualmente existentes ( cirurgia plástica , “fillers” , toxina botulínica , “resurfacing”, “peelings” , PRP, fios tensores etc. ) bem como dos mais diversos e sofisticados equipamentos ( Laser , IPL, Rádio frequência , ultra sons etc. ) a verdade é que não basta aos Dermatologistas e Enfermeiros que se dedicam a esta área dominar apenas uma ou algumas delas ! Além do conhecimento,da vantagem e da correcta utilização de cada uma deverá ainda ser tida em conta a sequência correcta de várias delas a utilizar perante um determinado paciente bem como a finalidade de atingir o resultado que esse mesmo paciente tem em mente.

Objectivos irrealistas deverão ser desencorajados e por consequência nem iniciados, e nunca mas nunca, deverão os técnicos “embarcar” nesse tipo de empresa que redundará em fiasco para o paciente e para os executantes envolvidos ( em termos de realização profissional e consequentemente para a preservação do seu bom nome e imagem ).

O rejuvenescimento facial é de facto uma arte, arte essa que ao contrário de outras nunca deverá estar acabada . O ser humano não é estático mas sim dinâmico, sempre em “viagem” e, infelizmente , nunca para melhor.

Assim, na abordagem terapêutica do rejuvenescimento facial o ideal será que o mesmo seja um trabalho de equipa de médicos e enfermeiros rotinados nas diversas técnicas terapêuticas bem como na resolução de eventuais complicações que possam surgir.

À semelhança do que se passa noutras áreas os candidatos a técnicas de rejuvenescimento deverão ser inquiridos sobre toda a patologia de que possam sofrer ( por exemplo doentes com Miastenia Gravis não poderão fazer toxina botulinica ) ou terapêutica que estejam a fazer ( anti agregantes plaquetários ou anticoagulantes poderão ser uma contra indicação relativa de algumas técnicas ) ou portadores de determinados equipamentos ( um “pace maker” clássico impedirá a utilização de um aparelho de electro coagulação ).

Após esta breve introdução vamos ver as diversas técnicas utilizadas pela equipa multidisciplinar da Clinica Laser de Belém que se dedica ao rejuvenescimento facial.

A informação aqui descrita destina-se a informação geral e pelas razões atrás expostas não dispensa uma consulta formal .

Alguns exemplos de doentes tratadas recorrendo a técnica de fillers com ácido hialurónico e comentários adicionais a cada caso.

Caso 1

Doente jovem com pequenos sulcos na porção inferior das pregas naso geneanas.

A mesma doente imediatamente a sessão efectuada podendo observar-se discreto eritema bem como dois pequenos pontos hemorrágicos . Ausência de hematoma após tratamento.

Caso 2

Doente também jovem mas com acentuadas pregas naso genianas. As três fotos seguintes mostram o estado antes do tratamento.



Nas três foto seguintes pode observar-se significativa melhoria logo após a sessão de tratamento.



Caso 3

Doente idosa sem indicação para fillers dado o elevado número e profundidade das rugas ! Perante a insistência da doente e a ausência de risco foi-lhe explicado que os resultados não seriam significativos!

Melhoria significativa apesar de tudo.

Neste caso não foi cumprido o princípio de não ceder à vontade do doente uma vez que o resultado não poderia ser o esperado mas como não envolvia qualquer risco acabou por ser efectuado.

Caso 4

Doente com acentuado envelhecimento peri bucal que pretendia tratar unicamente essa área para lhe dar um aspecto mais liso. Foto antes do tratamento.

Foto após tratamento . O aspecto “martelado” da pele desapareceu quase totalmente.

Caso 5

Doente com pregas naso geneanas muito acentuadas e uma textura de pele “grosseira” com múltiplas lesões de hyperplasia benigna sebácea . A simples infiltração com ácido hialurónico não seria eficaz e por essa razão foi associada terapêutica oral com baixa dose de isotretinoina ( 10 mg dia para um peso de 75 kg , reduzida para três vezes por semana ao fim de dois meses ) .

Aspecto ao fim de uma sessão de fillers e dois meses de tratamento com Isotretinoína .

© 2018, CLINICA LASER DE BELEM, Todos os direitos reservados. HBRdesign