Facebook YouTube Twitter
Linhas

Informação Útil

Lentigos Solares

O Lentigo solar(até há poucos anos atrás designado como lentigo senil)é aquela mancha castanha que surge com mais frequência na face e no dorso das mãos.
Está relacionado com a exposição solar e, se antigamente surgiam quase exclusivamente em pessoas de idade mais avaçada, actualmente com o aumento das actvidades de lazer ao ar livre começaram a surgir em pessoas cada vez mais jovens (daí a evolução da designação de Lentigo senil para Lentigo solar).
Surgem sobretudo nas áreas expostas à radiação ultra-violeta e são manchas castanhas de superficie lisa com dimensão variável (desde as muito pequenas até ás que atingem alguns centímetros).
O seu aparecimento deve-se não só a um aumento do número de melanocitos (as células que produzem a melanina, pigmento que dá a côr à nossa pele) mas também a um aumento da produção de melanina por esses mesmos melanocitos.
Ao longo dos anos têm-se utilizado persas formas de terapêutica para a sua resolução : cauterização quimica, dermabrasão, peelings quimicos e crioterapia com azoto liquido. No entanto actualmente as modalidades terapêuticas mais utilizadas são o laser de Q-switched yag e o laser de CO2 (este último no modo fracionado).
Após o tratamento fica como que uma “esfoladela” superficial na pele seguindo-se a formação de uma discreta película (crosta muito fina) que “cai” num período variável de 5 a 7 dias deixando uma nova pele de coloração mais rosada que num período de tempo variável irá ganhar a côr normal.
Alguns médicos utilizam os IPL  (aparelhos de luz pulsada intensa) os quais têm alguma eficácia mas que, na maioria dos casos obrigam a mais do que um tratamento e ... ao fim de alguns meses as lesões voltam a surgir na maior parte dos casos!


Lentigo da face antes tratamento


Lentigo da face depois do tratamento


Lentigo da face; antes do tratamento com Laser


Lentigo da face; Após o tratamento com Laser


.

Lentigos do dorso das maos; antes e depois do tratamento com laser



Lentigos do dorso das maos; antes e depois do tratamento com laser



Lentigos do dorso das maos; antes e depois do tratamento com laser



Lentigos do dorso das maos; antes e depois do tratamento com laser

« voltar

© 2018, CLINICA LASER DE BELEM, Todos os direitos reservados. HBRdesign