Verrugas

As Verrugas são lesões cutâneas causadas por um virus (virus do papiloma humano VPH) e, daí a designação de Verrugas virais. São auto inoculáveis e como acontece em qualquer outra infecção viral, são também transmissiveis de pessoa a pessoa. Consoante as suas características morfológicas, ou a sua localização podem ter persas designações, a saber:
1. Verrugas Vulgares – Porque como o nome indica são as mais vulgares, localizando-se sobretudo nas mãos, cotovelos e joelhos; tem uma superficie dura, de aspecto irregular (verrucoso), únicas ou múltiplas; quando se localizam junto ás unhas designam-se por verrugas peri-ungueais.

2. Verrugas Planas – Porque a sua superficie, ao contrário das verrugas vulgares é lisa. Atingem sobretudo a face e membros.

3. Verrugas Plantares – Localizam-se na planta dos pés e, crescem “ para dentro”. A porção interna, tal como um iceberg, é sempre maior que a externa. Dolorosas, por vezes chegam a dificultar bastante a marcha.Importante o diagnóstico diferencial com os vulgares “calos”.

4. Verrugas Filiformes – Tem um aspecto morfologico afilado sendo mais frequente no pescoço e face; tanto pode surgir em jovens como em pessoas idosas.

5. Condilomas Acuminados – Mais frequente em adultos (quando surgem em crianças é obrigatório o despiste de abuso sexual!).
 Podem apresentar-se como lesões únicas ou múltiplas e, as suas dimensões também são muito variáveis; A sua transmissão faz-se quase sempre por contacto sexual.

TRATAMENTO:
O tratamento das verrugas consiste em destruí-las e, para isso podem ser utilizados vários meios que vão desde a aplicação de tópicos imunomoduladores (de que o imiquimod é um exemplo), aos queratoliticos, à crioterapia com azoto liquido, à electrofulguração, laser CO2, laser pulsado de contraste etc.
Por vezes as verrugas são de tratamento muito dificil com recipas frequentes!
Não esquecer que a estimulação do sistema imunitário ( com medicamentos ou ... recurso a técnicas de psicoterapia), pode ter grande importância no sucesso terapêutico.

Aglomerado de Verrugas planas do mento

Condilomas da base do pénis de pequenas dimensões

Condilomas exuberantes do penis

Condilomas multiplos da base do penis