Facebook YouTube Twitter
Linhas

Informação Útil

Impétigo

O Impétigo  é  uma infecção da pele relativamente comum em crianças mas que logicamente também pode surgir em adultos. É causado quer pelo Estreptococo quer pelo Estafiloco

 
IMPÉTIGO - Lesão da coxa direita de grande dimensão

Manifestações clinicas

As lesões caracterizam-se por bolhas (mais no caso do Estafilococo) ou erosões que acabam por “ganhar” crostas de espessura variavel; essas lesões podem nalguns casos desaparecer espontaneamente mas, a regra é que se vão disseminando nao só perifericamente mas também para áreas mais distantes do tegumento cutâneo.

Ha que ter em conta que no caso do Impetigo Estreptococico existe o risco de Glomerulonefrite devido a fenómenos de tipo alergico! 

Essa Glomerunefrite pode em casos extremos conduzir a insuficiencia renal cronica! 
Muitos pais caem na tentação de ir a uma farmácia perguntar o que deverão aplicar na pele dos filhos (dado o aspecto “inocente” das lesões!). E, se há farmacias que se recusam a vender seja o que for sem consulta de um médico, outras há que infelizmente “aconselham” este ou aquele tópico que não só não trata como vai “mascarar” as lesões e, tornar dificil o diagnóstico!

 
IMPÉTIGO - Lesões mascaradas pela aplicação de tópicos  aconselhados na Farmácia

 
IMPÉTIGO - Lesão da porção proximal do primeiro dedo da mão direita

 
IMPÉTIGO - Lesão do antebraço esquerdo

 
IMPÉTIGO - Lesão do terço superior da coxa esquerda na transição para o períneo com algumas lesões satélites mais pequenas

 
IMPÉTIGO - Lesões da face

 
IMPÉTIGO - Lesões discretas

 
IMPÉTIGO - Lesões extensas

 
IMPÉTIGO - Lesões extensas das coxas e regiões popliteias

Terapêutica

Antibiótico por via oral, lavagem das lesões recorrendo a produtos de limpeza antisepticos suaves e, aplicação tópica de cremes antibioticos (sendo o mais utilizado o ácido fucsidico)

« voltar

© 2018, CLINICA LASER DE BELEM, Todos os direitos reservados. HBRdesign