Molusco Contagioso

O Molusco contagioso é uma infecção cutânea causada por um vírus (tipo poxvirus), infecção cutânea essa que é mais comum nas crianças.
Habitualmente as lesões cutâneas são bastante tipicas caracterizando-se por pápulas hemisféricas, da côr da pele mas com alguma transparência e com depressão central (daí a designação de umbilicadas). Essas lesões podem ser únicas ou múltiplas (o que acontece na maior parte dos casos). A transmissão faz-se por contacto directo com o vírus (outros pacientes, piscinas etc.).
Quando surgem lesões nos genitais externos ou área peri-anal em crianças há que ter em conta a possibilidade de abuso sexual!
Outro factor curioso é o de os moluscos contagiosos surgirem com mais frequência em pacientes com eczema atópico.
O tratamento pode efectuar-se de diferentes formas mas, a forma mais utilizada é de facto a simples remoção com uma pinça (após aplicação de um creme de lidocaína a 5% em oclusão durante +- uma hora com o fim de anestesiar). A primeira sessão deverá ser efectuada (por indicação médica) por um(a) enfermeiro(a) o(a) qual ensinará os pais a tratar futuras lesões que ainda possam aparecer. Em casos particulares e, excepcionais, com lesões localizadas por exemplo nas pálpebras poderá ser necessário o recurso a sedação.
Em lesões de “grandes”dimensões (superiores a 5mm) justificar-se-à o recurso ao laser de CO2.

Moluscos Contagiosos da base do penis

Moluscos Constagiosos do membro superior

Molusco Contagioso. Lesao única da mama

Molusco Contagioso do sangradouro com processo inflamatório secundário