Cirurgia Geral  | Corpo Clinico

silhueta-02

Dr. Fernando Cássio

Cirurgia Geral

ver informação completa Ver informação completa

silhueta-02

Dr. Fernando Cássio

Cirurgia Geral

CIRURGIA GERAL

Ocupa-se do estudo, diagnóstico e tratamentos de doenças susceptíveis de procedimentos cirúrgicos, nomeadamente doenças do sistema digestivo (que vai desde o esófago, passando pelo estômago, intestino delgado, cólon e reto até ao ânus), doenças endócrinas (glândulas tiroide e suprarrenal), da patologia da mama e das hérnias da parede abdominal utilizando recursos técnicos e materiais apropriados cujo tratamento é feito directamente por métodos manuais ou intervenção operatória com instrumentos especiais, adequados ao tipo de intervenção a efectuar.

As áreas de especialização são:

Esclerose de varizes - É o endurecimento patológico dos tecidos que tem como propósito a secagem de varizes. Neste tratamento é injectado através de uma agulha muito fina uma combinação de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo naquele local, isso faz com que o sangue volte a fluir por outras veias saudáveis.

O número de sessões dependerá da localização, tamanho e calibre da veia varicosa.

O tempo de recuperação é curto, porém é muito importante que a paciente siga as orientações de quando poderá retornar as actividades físicas, período sem se expor ao sol, uso de meias elásticas, cremes ou remédios se necessário.

Proctologia - É o estudo da anatomia, fisiologia e patologia do recto e do ânus. As doenças proctológicas incluem abcessos anorectais, fístulas, hemorroidas, fissuras, condilomas, prolapso rectal, incontinência anal, doença inflamatória ou tumores.

O tratamento pode ser médico ou cirúrgico e tem como objectivo aliviar os principais sintomas e evitar o seu agravamento.

O paciente deve adoptar algumas medidas de prevenção tais como: regularização de hábitos intestinais; ingestão de fibras e líquidos; restrição de alimentos/bebidas irritantes para o recto e canal anal; evitar sedentarismo; evitar longas viagens de automóvel e evitar posição sentada contínua.

Senologia - Estuda a anatomia, a fisiologia e as patologias da mama quer seja patologia benígna ou maligna.